domingo, 13 de setembro de 2015

Calvin & Hobbes - Bill Watterson

'Calvin & Hobbes' é uma das duplas mais afamadas da banda desenhada de todos os tempos, e no entanto ainda não tinha tido verdadeiramente contacto com a história destes dois pequenos traquinas que Bill Watterson nos apresenta. Dois livros depois, dizer que estou rendida aos seus encantos é pouco. 

Mergulhar nas histórias de Calvin e de Hobbes é viver a infância toda de novo, beber o nosso próprio espírito infantil e ingénuo (que está perdido algures dentro de nós) e deixar que as suas aventuras nos transportem - como a Calvin para o tempo dos Dinossauros - para um mundo mais criativo, onde tudo é possível - quanto mais não seja na nossa imaginação.

Por isso quando Calvin se transforma no astronauta Spiff ou no seu outro alter-ego, o homem estupendo, também nós nos imaginamos no seu novo mundo imaginado, mesmo que seja apenas um sonho acordado no meio de uma aborrecida aula de matemática. E quando Hobbes ganha vida como um tigre a sério, em lugar do peluche que é quando Calvin o tem consigo junto aos pais, é um melhor amigo que surge para o nosso estupendo protagonista.

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

O Cônsul Honorário - Graham Greene

"O doutor Plarr perguntava a si mesmo se Fortnum o chamara para o aconselhar sobre um problema menos solúvel do que a dor de barriga da mulher. E bebeu para preencher o que lhe parecia ser um silêncio embaraçoso."
'O Cônsul Honorário', Graham Greene

Greene já me conquistara com 'O Fim da Aventura' - e foi, aliás, pelo que esta obra me ofereceu que uma edição novinha em folha, antiga e muito bonita d'O Cônsul Honorário' não me escapou nos alfarrabistas da Feira do Livro. Nem sei porque demorei tanto tempo a reflectir e a querer escrever sobre ele, depois de o ter lido quase de uma assentada. Mas tinha de de escrever, de uma forma ou de outra, pela experiência que é conhecer as histórias e as personagens de Greene.

Em 1970, Eduardo Plarr é um jovem médico de ascendência inglesa que vive numa pequena cidade argentina e estabelece relações com a comunidade britânica que ali reside - da qual faz parte o cônsul honorário, Charley Fortnum. De forma quase acidental, envolve-se com a mulher deste e deixa-se envolver num sequestro errado, que pode ser fatal para os dois homens: o que acompanhamos em toda a história e o que lhe dá nome.