Lê!


"Os benefícios vão desde a memória e do aumento da plasticidade do cérebro à melhoria das relações interpessoais e da empatia, passando, até, pela redução da pressão arterial."

É o que dizem vários novos estudos sobre os benefícios da leitura para a saúde, sobretudo quando se lê desde tenra idade. Ajuda a prevenir a doença de Alzheimer, a promover o raciocínio, a construir padrões e conhecimentos e ainda a aliviar o stress, a curto-prazo.

"As histórias têm um início, um meio e um fim, uma estrutura que encoraja os nossos cérebros a pensar em sequência, a associar causa, efeito e significado". "Num jogo podemos ter de salvar uma princesa, mas não queremos saber dela, só queremos ganhar. Mas, num livro, a princesa tem um passado, um presente e um futuro, tem relações e motivações. Podemos identificar-nos com ela."

E não só (e isto já não vem escrito em lado nenhum). É bom saber que a leitura faz bem à saúde, já que nos faz tão bem ao coração. Distrai-nos, aquece-nos, ensina-nos a viver. Faz duplamente bem ao cérebro, a nível físico e a nível psicológico. Há alguma dúvida entre ler ou não ler? Quem não o faz só tem a perder. Um livro por dia... :)

Fonte: Ler com regularidade é benéfico para a saúde

Comentários